Psicanálise e pesquisa: Função Paterna, Gravidez e Maternidade/ A Função Simbólica em uma UTI

SUMÁRIO

-APRESENTAÇÃO DA REVISTA Psicanálise e Conexões
-APRESENTAÇÃO DA PESQUISA FUNÇÃO PATERNA, GRAVIDEZ E MATERNIDADE
-APRESENTAÇÃO DA PESQUISA A FUNÇÃO SIMBÓLICA EM UMA UTI
PARTE 1
-PESQUISA FUNÇÃO PATERNA, GRAVIDEZ E MATERNIDADE (2013)
1- INTRODUÇÃO
2- DESCRIÇÃO DA PESQUISA
2.1 JUSTIFICATIVA E RELEVÂNCIA
2.2 OBJETIVOS
2.3 HIPÓTESES
3- CONCLUSÃO
4- BIBLIOGRAFIA

PARTE 2

PESQUISA A FUNÇÃO SIMBÓLICA EM UMA UTI (2021)
1- CONSIDERAÇÕES INICIAIS
2- A HIPÓTESE DA IMPORTÂNCIA DO FALAR
3- O ESPAÇO DA UTI
4- O MÉTODO DA PESQUISA DA FUNÇÃO DA FALA
5- CONCLUSÃO E RECOMENDAÇÕES
6- POSFÁCIO
7- ANEXOS

APRESENTAÇÃO DA REVISTA

Este é o terceiro número da Série Psicanálise & Conexões, destinada a reunir os trabalhos de articulação entre a psicanálise e outros campos de saber, como propôs Freud, desde a descoberta do inconsciente. O discurso psicanalítico tem a função de subverter o enunciado dos demais discursos, para fazer brotar aí o sujeito da sua enunciação, ou seja, o inconsciente.

Sendo assim, o campo da pesquisa em psicanálise é o campo da clínica em extensão, em relação à clínica em intensão praticada no um a um da escuta nos consultórios, na medida em que toda a pesquisa em psicanálise é uma pesquisa do inconsciente.

São inúmeras as dificuldades que surgem ao aproximarmos campos epistemológicos distintos, com princípios, método, vocabulários diferentes e objetivos divergentes. Porém é desses desencontros que poderão surgir um novo saber e fazer avançar algo de singular no campo da investigação.

O material publicado pela revista Psicanálise & Conexões é fruto da experiência de cada analista, a partir do que lhe causou a escuta dos significantes que marcaram os discursos vigentes no campo de pesquisa. Esse material foi cuidadosamente recolhido em um trabalho de cartel[1] sob transferência[2] e finalmente editado com a participação de todos os analistas-pesquisadores.

Sendo assim, por se tratar de uma produção de efeito inconsciente, a autoria não é identificada pelo nome de cada um, mas sim pelo conjunto da experiência estruturada pela linguagem.

Porém, os pesquisadores estão relacionados no corpo de cada publicação e a Escola Lacaniana de Psicanálise-RJ, espaço da formação permanente de psicanalistas tem a responsabilidade de garantir as condições para que essa formação possa ocorrer.

[1] Dispositivo de base, proposto por Lacan, para a formação em escola de psicanalistas.

[2] Conceito fundamental em psicanálise, a transferência é considerada a atualização do inconsciente.