Jornada Clínica de 2023 será em junho

V Jornada Clínica da Escola Lacaniana de Psicanálise do RJ –  Psicanálise com Crianças e Adolescentes

23 e 24 junho de 2023.

“(…) é a primeira vez na história que o homem não recebe sua mensagem do Outro.” (Melman, Charles. 2003)

Por que uma Jornada Clínica de Psicanálise com Crianças e Adolescentes?

Desde a metade do século XX e o início do XXI observa-se uma mudança expressiva no laço social, este cada vez mais esgarçado. A dificuldade na convivência e transmissão de narrativas, valores e crenças na contemporaneidade, têm provocado efeitos que comparecem na mais íntima relação do sujeito com sua existência, sexuação e morte. A Escola Lacaniana de Psicanálise-RJ convida a comunidade de psicanalistas e os interessados em debater os problemas cruciais de nosso tempo, a partir das questões enfrentadas na clínica com crianças e adolescentes; como lidar com os três impossíveis elencados por Freud: “psicanalisar, educar e governar?” num mundo sem limites?

Temas de Trabalho:

1. Alfabetização;
  2. Estruturas do Sujeito: Neuroses, Psicoses, Autismos, Perversões; outras versões;
  3. Suicídio na Infância e na Adolescência;
  4. TDAH e Pulsão;
  5. Clínica dos Estados Limítrofes;
  6. Novo Modo de Convívio: Redes Sociais;
  7. Identidade de Gênero e Sexualidade;
  8. Gravidez na Adolescência;
  9. Efeitos da Pandemia;
  10. Supervisão dessa Praxis;

Contaremos com mesas de articulação dos trabalhos e conferências confirmadas de:

Marie-Christine Laznik, psicanalista e doutora em Psicologia Clínica. Membro da International Lacanian Association e autora de “Clínica com Bebês: Litoral entre Psicanálise e Neurociências” e “A Hora e a Vez do Bebê”, dentre outros.

Jean-Pierre Lebrun, psiquiatra e psicanalista. Vice-diretor da Association Lacanienne Internationale e autor de diversos livros, dos quais os mais recentes são: “Um Mundo Sem Limite” e “Leggere il presente con Freud e Lacan”.

Nazir Hamad, doutor em psicologia clínica, psicanalista de origem libanesa praticante em Paris, e diretor de um CMPP em Essonne. Trabalhou com Françoise Dolto, com quem publicou “Destins d’enfants”, publicado por Gallimard em 1995. Membro da Association Lacanienne Internationale. Autor dos livros: “A Criança Adotiva e sua Família”, “Um Homem de Palavra” e “Adoção e Parentalidade”.