Atividades da ELP-RJ – Novembro/Dezembro de 2023

Confira aqui embaixo o cronograma completo das atividades online da ELP-RJ, previstas para novembro e dezembro de 2023. Depois disso, marque na agenda e bloqueie os horários das atividades a que você tem acesso e que são do seu interesse. Além disso, fique atento aos nossos canais digitais, para saber, em primeira mão, de qualquer alteração na programação deste fim de ano. Por fim, informamos ainda que o trabalho de 2023 se encerra em 09/12, depois da Jornada Intercartéis.

cronograma atividades novembro  já disponível

NOVEMBRO

Dia 1/quarta

• 11h às 12h – Psilítera Oficina de Psicanálise e Literatura Machadiana

– Iaiá Garcia (Vagas limitadas, inscrições a partir de entrevista – via Skype) Coordenação: Luiz Alberto Pinheiro e Lícia Carvalho Marques.

• 18h15 às 19h15 – Espaço Biblioteca: Letra (Re) vivida? (Membros)

Coordenação: Filipe Leme

• 19h30 às 20h30 – A questão da formação do psicanalista Coordenação: José Nazar

Dia 7/terça

• 11h30 às 13h– Psilítera: Oficina de Psicanálise e Literatura: Marcel Proust (Vagas limitadas, inscrições a partir de entrevista) – via Skype)

• 20h às 21h – Seminário: O homem no tempo de desumanização

Coordenação:

Teresa Palazzo Nazar

Dia 8/quarta
  • 11h às 12h – Psilítera Oficina de Psicanálise e Literatura Machadiana

– Iaiá Garcia (Vagas limitadas, inscrições a partir de entrevista – via Skype)

Coordenação: Luiz Alberto Pinheiro de Freitas e Lícia Carvalho Marques.

• 17h às 18h – Grupo de Trabalho: Do desejo ao desejo do analista

Coordenação: Helena de Castro Affonso

• 18h15 às 19h15 – Grupo de trabalho: Articulações Possíveis entre Psicanálise e Música

Coordenação: Márcia Cirigliano

• 19h30 às 21h – Espaço InterEscolas: Secretaria do Passe (Membros e Participantes) –

Coordenação: José Nazar (ELP-RJ, ELPB e ELPV)/ Flávia Chiapetta (ELP-RJ)/ José Mário Simil (ELPB)/ Maria Celeste Faria (ELPV)

Dia 11/sábado

10h 30min. às 12h- Curso de Introdução à Psicanálise (alunos e membros) – “Sublimação”

Apresentação: Wadson Damasceno

Dia 14/terça

Dia 18/sábado

10h 30min. às 12h- Curso de Introdução à Psicanálise (alunos e membros) – “Sessão Psicanalítica: tempo, interpretação, corte, pagamento”

Apresentação: Maria Teresa Saraiva Melloni

Dia 21/terça
  • 11h 30min. às 13h– Psilítera: Oficina de Psicanálise e Literatura: Marcel Proust (Vagas limitadas, inscrições a partir de entrevista) – via Skype)

• 20h às 21h – Seminário: O homem no tempo de desumanização

Coordenação: Cláudia Blois/ Emília Lobato Lucindo/ Luiz Alberto Pinheiro de Freitas/ Maria Cecília Brêtas/ Sandra Edler/

Teresa Palazzo Nazar

Dia 22/quarta

• 11h às 12h – Psilítera Oficina de Psicanálise e Literatura Machadiana

– Iaiá Garcia (Vagas limitadas, inscrições a partir de entrevista – via Skype)

Coordenação: Luiz Alberto Pinheiro de Freitas e Lícia Carvalho Marques.

• 17h às 18h – Sessão Clínica (Membros)

Apresentação: Sandra Etges (ELP-RJ) e Ana Virgínia Rizzi (Maiêutica Florianópolis)

Coordenação: Flávia Chiapetta (Secretaria do Passe)

• 18h 15min. às 19h 15min. – Grupo de trabalho: A lógica do fantasma

Coordenação: Nathalia Figueira

• 19h 30min. às 20h 30min. – Psicanálise com Crianças e Adolescentes

Coordenação: Teresa Palazzo Nazar

• 20h 30min. – Assembleia Geral Extraordinária

Dia 25/ sábado

10h30 às 12h- Curso de Introdução à Psicanálise (alunos e membros) – “Sessão Psicanalítica: tempo, interpretação, corte, pagamento”

Apresentação: Maria Teresa Saraiva Melloni

Dia 28/terça

partir de entrevista) – via Skype) Coordenação: Luiz Alberto Pinheiro de Freitas e Sandra Edler.

Dia 29/quarta

• 11h às 12h – Psilítera Oficina de Psicanálise e Literatura Machadiana

– Iaiá Garcia (Vagas limitadas, inscrições a partir de entrevista – via Skype) Coordenação: Luiz Alberto Pinheiro de Freitas com a colaboração de Lícia Carvalho Marques.

• 17h às 18h – Clínica da Escola (membros)

Coordenação: Márcia Cirigliano

• 18h 15min. às 19h 15min. – Grupo de trabalho: O sujeito como significante? (Membros e Participantes)

Coordenação: Filipe Leme, Claudia Blois e Onezir Rosa Borges