Notícias

Sobre o Dia Internacional de Conscientização dos Transtornos Alimentares

 

Dia 2 de junho é o Dia Internacional de conscientização dos transtornos alimentares e a médica, psicanalista, membro da #ELP_RJ e autora do livro "Você tem fome de quê?", escreveu sobre o tema:

 

Os transtornos alimentares são uma perturbação psíquica na relação de alguém com os alimentos .
As razões do aparecimento dos sintomas são multifatoriais, mas é certo que a história familiar de cada paciente e uma situação traumática exercem enorme influência, para o surgimento dos primeiros sintomas.
Dentre eles, as distorções da imagem corporal, a recusa de convívio familiar durante as refeições, agressividade e / ou passividade excessivas são os mais evidentes.
Podemos dizer que todas as patologias que giram em torno do alimento tratam-se de adicções cuja razão ( economia de gozo) é a questão do SER.
O gozo do ser é uma especie de religião que dilacera o corpo marcado pela angústia e, ao invés de se ligar ao prazer da vida, está votado à morte.
Quando um bebê, uma criança, um jovem, não tem espaço para experimentar por si mesmo a presença do vazio( inerente ao humano), não pode ser privada de sua onipotência, qdo o seu Outro o mantém refém de uma imagem idealizada, só resta o corpo próprio para expressar o q nos diz Kierkegaard:

“O eu é senhor em sua casa, seu senhor absoluto, é o desespero é isso, mas também o que ele considera como sua satisfação, seu gozo... O eu, em seu desespero, quer esgotar o prazer de criar a si mesmo”.

(S. Kierkegaard, “Traité di desespoir, Paris, Gallimard, 1969, p. 152)

Os transtornos alimentares pedem da contemporaneidade um olhar mais atento para a questão do sujeito e sua singularidade, num mundo onde vigora o tornar o humano mercadoria!

Compartilhe nas mídias sociais:

Notícias

Ver todas as notícias
ESCOLA LACANIANA DE PSICANÁLISE - RJ

21 2294-9336
Av. Ataulfo de Paiva, 255 / 206
Leblon - Rio de Janeiro, RJ
CEP.: 22440-032

escola-lacaniana-marca-branca
i9W