Escola Lacaniana

(21) 2294-9336

Seminário “Sobre a Clínica das Psicoses”

Dia 23/03, às 19h30, a psicanalista, membro e atual Secretária de Ensino e Transmissão da ELP-RJ, Teresa Palazzo Nazar, inicia um novo Seminário online: “Sobre a Clínica das Psicoses”. Confira a proposta da atividade:

“A estrutura clínica das psicoses refere-se à uma desordem psíquica catastrófica, na entrada do sujeito no campo da fala e da linguagem, em função da falta do significante Nome – do -Pai e seu efeito metafórico.
Lacan situa as psicoses como fenômenos de linguagem, enquanto denomina a estrutura linguageira do sintoma neurótico como o que permite deciframento.
O “ fora de discurso” (verwerfung), o qual recai sobre esse significante ordenador da cadeia dos significantes- NP- é a hipótese com a qual Lacan designa a causalidade das psicoses.
Há nodulação, mas ela não opera o resultado do que se obtém nas neuroses pelo Nome-do-Pai, isto é, TER um sintoma.
O psicótico busca SER o sintoma, na tentativa de reparar a ausência do que o nomearia como sujeito desejante. A dimensão do real existe, mas muda a toda hora, não tem o caráter imutável da neurose; a isso deve-se a errância presente nas psicoses.
Este seminário pretende percorrer as modalidades clínicas existentes e os novos tratamentos, visando uma reflexão sobre os limites do discurso psicanalítico na condução de um tratamento possível para as psicoses, bem como os efeitos de estabilização psíquica visando, nesses pacientes, uma inserção social.”