Curso de Introdução à Psicanálise – A Clínica Psicanalítica – começa neste sábado

O Curso de Introdução à Psicanálisee da ELP-RJ neste ano de 2022 começa no próximo sábado, 26/03, às 10h30. Pela primeira vez depois do início da pandemia, o Curso acontecerá em formato híbrido, online (no Zoom) e presencial (com restrição de vagas, na sede da Escola, no Rio de Janeiro).

As vagas são limitadas. Se você ainda não se insceveu, ainda é tempo! Lembrando que todas as aulas ficam gravadas e disponíveis para os membros e inscritos no Curso. Então, caso perca alguma aual, você poderá rever o encontro na íntegra, quando e quantas vezes quiser.

As aulas acontecerão ao vivo, na plataforma Zoom, sempre aos sábados, de 10h30 às 12h. O Curso neste ano terá duração de pouco mais de oito meses (até dia 03 de dezembro) e o custo completo de R$ 700,00 (profissionais da área) e R$ 400,00 (estudantes de graduação, Pós ou Especialização), podendo ser pago em 3X, por transferência bancária ou PIX. Quem preferir pagar à vista, ganha 20% de desconto. Se você tiver interesse apenas em alguns temas do programa, você pode assistir a aulas avulsas (R$ 100,00 a aula). Para os alunos que tiverem 75% de presença nas aulas ao vivo, haverá a emissão de certificado do Curso.

Para fazer sua inscrição, preencha a ficha curso de introdução 2022 e envie para o email da nossa Secretaria: secretaria@escolalacaniana.com.br.

A coordenadora do Curso, nossa Secretária de Ensino e Transmissão, Teresa Palazzo Nazar, fala sobre a proposta para este ano:

“O aparelho psíquico apresenta um funcionamento e dinâmica complexos, sendo o inconsciente o lugar central     para a sua investigação. Entretanto, o inconsciente só é acessível indiretamente, através de suas manifestações: sonhos, atos falhos, sintomas e chistes, comparecendo nas situações de transferências em análises.

Teoria e prática se nodulam dando origem à uma clínica distinta da clínica médica e/ou psicológica, evidenciando que a práxis psicanalítica é um saber fazer artesanal com o sintoma de cada um; daí, a Psicanálise não poder ser ensinada / transmitida senão na experiência privada do inconsciente, o qual  se mostra e pode ser decifrado em uma análise pessoal.

É sobre os mecanismos , conceitos e estruturas que fundamentam a Psicanálise e nela, a formação de um psicanalista, que o Curso de Introdução à Psicanálise da ELP-RJ irá se debruçar nesse ano de 2022.”.

Agora, confira a programação atualizada do Curso:

26/3 e 2/4 _ A Clínica Psicanalítica

Coordenação: José Nazar