“A interpretação dos Sonhos” é tema de Seminário em 2022

Dia 09/03 teremos a primeira quarta-feira de atividadades da ELP-RJ em 2022. Às 19h30, no Zoom, o psicanalista e membro da Escola, Agostinho Ramalho, coordena o Seminário mensal, aberto e gratuito “A Interpretação dos Sonhos. Confira a proposta da atividade e as sugestões bibliográficas:

“A Interpretação dos Sonhos é uma das obras mais importantes e instigantes de toda a literatura do século XX. No âmbito da Psicanálise, é sob muitos aspectos um texto inaugural. O arcabouço básico da teoria psicanalítica, que Freud chamou de Metapsicologia, indissociável da prática clínica, está aí desenvolvido com um grau de aprofundamento e complexidade sem precedentes na obra freudiana. Conceitos metapsicológicos fundamentais, como os de sobredeterminação, inconsciente, censura psíquica, desejo, regressão, recalque e realidade psíquica, entre outros, são brilhantemente articulados nesse texto em que Freud também constrói, passo a passo, o esquema de sua 1ª tópica psíquica. A interpretação dos sonhos, cuja inesgotabilidade Freud indica com sua metáfora do ‘umbigo do sonho’, é para ele a ‘via real’ para inferir as estruturas inconscientes determinantes do psiquismo humano e da formação das neuroses. O sonho, diz ele, é uma amostra exemplar do modo de funcionamento dos processos inconscientes, regidos pela lógica própria do processo primário. Freud nos apresenta os sonhos como mensagens cifradas, estruturas providas de sentido. A novidade de sua descoberta, contudo, não consiste no reconhecimento de que os sonhos portam um sentido, mas na referência desse sentido à história do sujeito que sonha. O sujeito está implicado nos seus sonhos. E essa implicação possui imensa importância clínica. É nessa perspectiva que os sonhos, apontando para uma Outra cena que habita o sujeito, podem ser apresentados como realizações de desejo inconsciente. A clivagem constitutiva do sujeito já está suposta na rede de articulações acima delineada, sob a regência da sobredeterminação, que já em Freud é simbólica. Quando, por exemplo, ele distingue os conteúdos (isto é, os desejos, os textos) manifestos e latentes dos sonhos, formulando um princípio geral de interpretação segundo o qual tudo aquilo que aparece num sonho aponta sempre para outra coisa, está na verdade atribuindo aos elementos oníricos o valor de significantes. O seminário é um convite a um passeio por essas e outras fascinantes questões que esse texto admirável não cessa de insistir em nos propor.”.

Texto-base:

FREUD, Sigmund. “A Interpretação dos Sonhos” (1900). Cap. VII: “A Psicologia dos Processos Oníricos”. IN: FREUD, Sigmund. Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud. Tradução de Walderedo Ismael de Oliveira, sob a direção-geral de Jayme Salomão. Revisão de Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Imago, 1987, vol. V, p. 468-561. OU:

FREUD, Sigmund. “A Interpretação dos Sonhos” (1900). Cap. VII: “Psicologia dos Processos Oníricos”. IN: Sigmund Freud. Obras Completas. Tradução de Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2019, vol. 4, p. 558-675.

Texto complementar: Os seis primeiros capítulos de A Interpretação dos Sonhos.

Obs.: Outras indicações bibliográficas serão fornecidas ao longo do seminário.