Notícias

IV JORNADA CLÍNICA DE PSICANÁLISE SERÁ EM JUNHO

IV JORNADA CLÍNICA DE PSICANÁLISE

O CORPO E SEUS DESTINOS

 

Estamos envoltos num mundo repleto das mais variadas manifestações sintomáticas, especialmente após o auge da pandemia, nas quais o padecimento do corpo encontra-se em evidência. Assim, assistimos ao culto à aparência e ao exibicionismo, manifestos nas mais variadas intervenções corporais, sejam elas estéticas ou cirúrgicas; ao aumento da prática da tatuagem e dos esportes radicais; ao uso excessivo de fármacos e drogas ilícitas, especialmente entre os adolescentes, grupo etário no qual também testemunhamos uma crescente demanda de tratamentos hormonais e procedimentos cirúrgicos em função da mudança de gênero.

 

Por que tantas intervenções no corpo? Que corpo estranho é esse habitado pelo sujeito que lhe gera tanto desconforto e mal-estar? Estas perguntas nos levam a outra mais fundamental: afinal, o que é o corpo para a psicanálise? Não se trata de reduzir o corpo a um organismo vivo ou tampouco à imagem, na medida em que ele também comporta um real pulsional que está para além de seu caráter simbólico e imaginário. O corpo relaciona-se a esses três registros, e é no enodamento possível entre eles que podemos “ter” um corpo.

 

O corpo para a Psicanálise é essencialmente pulsional, ele é a sua fonte. “As pulsões, diz Lacan, são, no corpo, o eco do fato de que há um dizer”.  O corpo, afetado pela linguagem, pode bem-dizer o sintoma com o qual o sujeito goza. Mas é no corpo, também, onde o erotismo se manifesta e ele experimenta a não existência da relação sexual, índice da perda que caracteriza o ser sexuado, pois a anatomia não é o destino.

 

Nossa jornada, portanto, pretende abordar os impasses do corpo na clínica: os destinos do corpo nas estruturas clínicas; o corpo na encruzilhada da adolescência, o culto à eterna juventude e o árduo envelhecer, a adoração do corpo e o corpo errante e fragmentado, a questão dos transgêneros, e as compulsões alimentares.

Ana Paula Gomes e Sérgio Prestes – Comissão Organizadora

 

TEMAS:

A anatomia não é o destino: a perda do ser sexuado

O corpo ausente da palavra nas compulsões alimentares

O corpo na encruzilhada da adolescência

O sintoma como acontecimento de corpo

A recusa  e a mortificação do corpo nas neuroses

O corpo errante nas psicoses

 

Programação:

 

Sexta, 10 de junho de 2022

Sábado, 11 de junho de 2022

 

FAÇA SUA INSCRIÇÃO : preencha o formulário e envie para secretaria@escolalacaniana.com.br ! Ficha de inscrição Jornada Clínica 2022

Preços:
Até 03/06: R$ 120,00
De 04/06 a 11/06: R$ 150,00

Compartilhe nas mídias sociais:

Notícias

Ver todas as notícias
ESCOLA LACANIANA DE PSICANÁLISE - RJ

21 2294-9336
Av. Ataulfo de Paiva, 255 / 206
Leblon - Rio de Janeiro, RJ
CEP.: 22440-032

escola-lacaniana-marca-branca
i9W