Jornada Intercartéis 2022 – 29/10 – 8h30 às 13h

Confira a programação do evento (aberto e 100% online)

Jornada Intercartéis: Amor, desejo e gozo

Na ocasião da fundação de sua Escola, Lacan criou o dispositivo do cartel, considerado a célula mínima, o órgão de base de trabalho em uma escola de Psicanálise. O cartel é uma proposta de enlaçamento e funcionamento distinta do grupo, a partir da criação da função do mais-um, função que aponta para um furo. É a partir da falta de um saber concluído e totalizante que se estrutura esse dispositivo, assim como a Escola proposta por Lacan, que se estrutura em torno da ausência de um conceito preestabelecido do que é um analista. É justamente a falta de um saber todo que possibilita a cada cartelisante navegar à sua maneira ao participar de um cartel, tendo como norte uma questão singular, mesmo que esteja navegando no mesmo texto que os outros cartelisantes.
Chegou o momento de escutar os cartéis que vem trabalhando em nossa Escola, ou os que recentemente concluíram seus trabalhos. A partir dos conceitos de amor, desejo e gozo, tão caros à Psicanálise, vamos recolher os efeitos desses trabalhos, para podermos escutar o que do singular de cada percurso possibilita a reinvenção da Psicanálise.
Navegar é preciso nos mares, às vezes revoltos, que Freud e Lacan nos legaram e, assim, seguir avançando na transmissão da Psicanálise.

Confira a programação completa do evento, que, nesta edição, será aberto ao público e acontecerá no Zoom (link de acesso: https://us06web.zoom.us/j/8501618644  – ID da reunião: 850 161 8644):

1) Seminário 8 – A Transferência

-Ana Elisa Teixeira
-Ana Luísa Saleme Colnago (Mais-um)
-Eliane Rodriguez
– Laila Sartori
– Nathalia Figueira

2) Pulsão invocante e supereu

– Cláudia Blois
– Márcia Cirigliano (Mais-um)
– Renata Dias
– Maria Celeste Faria (ELP Vitória)