• Este evento já passou.

XIX Ciranda de Psicanálise e Arte

22 22America/Sao_Paulo setembro 22America/Sao_Paulo 2023 / 09:00 23 23America/Sao_Paulo setembro 23America/Sao_Paulo 2023 / 18:00

XIX Ciranda de Psicanálise e Arte

Mal-estar: um tempo que não cessa

–   22 e 23 de setembro de 2023     –

“Os homens não são criaturas gentis que desejam ser amadas e que, no máximo, podem defender-se quando atacadas; pelo contrário, são criaturas entre cujos dotes instintivos deve-se levar em conta uma poderosa quota de agressividade. Em resultado disso, o seu próximo é, para eles, não apenas  um ajudante em potencial ou um objeto sexual, mas também alguém que os tenta a satisfazer sobre ele a sua agressividade, a explorar sua  capacidade de trabalho sem compensação, utilizá-lo sexualmente sem o seu consentimento, apoderar-se de suas posses, humilhá-lo, causar-lhe  sofrimento, torturá-lo e matá-lo”.[1]

XIX Ciranda de Psicanálise e Arte da ELP-RJ - Foto:Wendelin Jacober
Foto: Wendelin Jacober

O tempo organiza os ideais civilizatórios que dependem de uma realidade histórica, a qual é um mecanismo apenas percebido por aqueles mais atentos ao fato de que“entre a ordem da ação e dos valores existe uma contradição. Essa contradição é a condição humana. Não se pode escapar a ela.”[2]

Freud, ao descobrir o inconsciente e inventar a psicanálise, apresentou a realidade psíquica, subvertendo a histórica. Nela, mostrou que a clínica dos sintomas diz respeito a uma memória em ato, repetida na transferência que se instala entre um psicanalisando e seu psicanalista. O que são os sintomas, de onde eles vêm? Afecções corporais, afetos múltiplos e enigmáticos, pensamentos incessantes são o preço pago pelo sujeito para estar inscrito num certo laço social.

A afirmação que todo sintoma é uma formação de compromisso implica compreender que ele resulta do retorno de um gozo imutável daquilo que foi esquecido, recalcado quando todo sujeito ingressa no campo da fala e da linguagem. Qualquer sintoma é oriundo do sentimento de culpa e da contenção das pulsões, o que resulta no mal-estar na civilização.

Lacan dirá que o sintoma é linguageiro, o inconsciente, portanto, sendo estruturado como uma linguagem. Mas toda realidade discursiva é atravessada por uma nova dimensão: a dimensão política. Ora, a política dos homens é o reflexo de suas paixões e do desconhecimento em relação às mesmas e ao desejo inconsciente.

No palco do mundo, onde as paixões se mostram subvertendo a ordem civilizatória, é preciso lançar mão da experiência própria para reencontrar a noite repetida do homem – os campos de extermínio, guerras e desigualdades, enfim, os crimes que a humanidade coleciona desde o início dos tempos.

O horror espreita a arte e a literatura, é real e atemporal; denuncia a presença de um mal-estar que acompanha o homem em toda sua existência enquanto ser civilizado. O mal-estar não cessa de se fazer presente.

Nessa XIX Ciranda, pretendemos discutir o mal-estar de nossos dias a partir da interrogação lançada pela psicanálise em direção ao que se mostra no campo das artes e da literatura: que tempo é o nosso?

[1] Freud, S. (1930). O mal-estar na civilização. ESB, Rio de Janeiro. ImagO. Vol XXI, pág. 133

[2] Koot, Jan. “Shakespeare nosso contemporâneo”. São Paulo, CosacNaify, 2003, pág.36

Mais informações e formulário de Inscrição, com preços por períodos, até o dia do evento: https://forms.gle/4o313L8yJytnoKAu5 .

22 22America/Sao_Paulo setembro 22America/Sao_Paulo 2023 | 09:00
Final: