Confira um pouco do que será apresentado na Ciranda de 2022

Para adiantar um pouquinho o que vai acontecer na XVIII Ciranda de Psicanálise e Arte, alguns membros da ELP-RJ fizeram uma prévia do que vão falar no evento, que começa nesta sexta, 23/09. Confira abaixo:

A psicanalista e membro da ELP do Rio, Sandra Edler, vai apresentar no próximo sábado, 24/09, na mesa 6, que tem como macrotema “Escrito x escrita poética”, o trabalho “A poesia como espaço ao incontido”. Ela adianta a proposta:  “Foi aos poetas que Freud remeteu seus leitores se desejassem saber mais sobre a feminilidade. Na XVIII Ciranda de Psicanálise e Arte apresento uma reflexão sobre o amor e o gozo feminino à luz do Seminário 20, de Lacan, trazendo à esta articulação, a produção poética de Gilka Machado no Brasil e Florbela Espanca em Portugal. Na eclosão do Modernismo, as duas poetas assumem a palavra para falar do amor da mulher.”.

Já sua colega de Escola, Cláudia Blois, encontra na obra de Manuel Bandeira sua interlocução:

“Na mesa ‘Que imagem retrata um autorretrato?’, trago Manuel Bandeira, um poeta que ‘deu Bandeira’, fazendo um autorretrato em sua escrita, nuances da arte interligada à Psicanálise! Junto comigo, estarão EMERSON DIONÍSIO OLIVEIRA (Historiador da Arte, Doutor em História Cultural – UnB, Prof. Departamento de Artes Visuais – UnB), PAULO FARIAS (Produtor Cultural – IFRJ, Coordenador administrativo dos teatros Riachuelo Rio e Prudential, Criador e diretor da plataforma Artistas Latinas). e WADSON DAMASCENO, como debatedor (Psicanalista, Mestre em Psicologia Clínica e Cultural-UNB, Membro da ELP-Brasília)”, adianta Claúdia.
Cecília Brêtas, psicanalista e membro da ELP-RJ,  também fala um pouco do seu trabalho “A chegada dos ‘ismos’ ao Brasil”, com o qual vai abrir o sábado, 24/09, segundo dia da XVIII Ciranda de Psicanálise e Arte:  “São as novidades e descobertas que modificaram o tradicionalismo antigo, aristocrático e careta – tudo permeado pelos textos de Freud, que introduziam a questão da subjetividade no campo da civilização. Nesse sentido, Anita Malfatti foi das primeiras a tomar ao pé da letra essa liberdade.”.
Confira aqui mais informações sobre o evento.