Atividades do segundo semestre começam com Seminário aberto no Zoom

Na quarta-feira, 04/08, termina o recesso do meio do ano e as atividades online da ELP-Rj são retomadas, sempre na plataforma Zoom. Neste primeiro dia de trabalho do segundo semestre de 2021, a “Quarta com Psicanálise” terá um Grupo de Trabalho” sobre Psicanálise e Educação, restrito a membros e participantes e coordenado pela psicanalista Ana Luisa Colnago, e um Seminário aberto ao público, coordenado pela médica, também psicanalista e membro da Escola, Teresa Palazzo Nazar: “Os quatro grandes casos clínicos de Freud”.
.
Sobre o trabalho que será desenvolvido neste semestre, Teresa comenta:
.
“Em 1911, Freud publica o texto ‘Notas psicanalíticas sobre um relato autobiográfico de um caso de paranoia’. Tratava-se de sua análise do livro de um magistrado, o qual jamais teria sido seu paciente, Sr. Daniel Paul Schreber.
O livro recebeu como título o nome ‘Memórias de um doente dos nervos’ (1903) e teve muito impacto no meio psiquiátrico. Nesse livro fantástico, Schreber descreve com riqueza de detalhes um delírio, no qual a crença central é sua suposta missão de ‘tirar os pecados do mundo e devolver à humanidade a beatitude perdida’.
.
Em 1955, Lacan retomou os estudos freudianos sobre esse caso, em sua segunda teoria a respeito das Psicoses – seminário III -, para dizer que o acontecimento determinante da primeira crise de Schreber foi um fato simbólico: sua nomeação, em 1893, para o cargo de Presidente de Câmara na Corte de Apelação, em Dresden. A tarefa foi-lhe insuportável, na medida em que os cinco juízes que compunham o conselho eram bem mais velhos que ele. Mas por que a crise? Houve uma inversão geracional e não podendo autorizar-se (faltava-lhe o significante Nome-do-Pai ), só lhe restou colapsar.
.
Nesse semestre, dedicado unicamente às psicoses, vou percorrer em Freud e também em Lacan, com seus três momentos de abordagem do tema, o de que se trata nessa estrutura clínica.”
.

Confira o cronograma completo de agosto aqui .