Programação XVII Ciranda de Psicanálise e Arte: Sexualidade e Gêneros (Reflexões sobre o humano)
24/09, sexta-feira:
-13h45 às 14h – Abertura do evento
-14h às 15h30 – Feminilidade, feminismo e maternidade
Fernanda Magalhães (Artista, Fotógrafa, Performer e Professora aposentada de Artes na Universidade Estadual de Londrina (1991-2020). Pós-doutora pelo LUME – Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais da Unicamp (2016) e Doutora em Artes pela UNICAMP (2008). Recebeu o VIII Prêmio Marc Ferrez de Fotografia 1995 Minc/Funarte pelo Projeto “A Representação da Mulher Gorda Nua na Fotografia”. Autora de diversos livros).
Alessandra Colassanti (atriz, roteirista, diretora, ex-estilista, vencedora do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, acordou mãe depois dos 40 e viu o Sol nascer dentro de si).
Debatedores:
Flávia Chiapetta – Psicanalista, Membro da ELP-RJ, Doutora em Teoria Psicanalítica, autora do livro O lugar do analista na direção do tratamento com autistas.
Renata Amato – Roteirista; Psicanalista Membro da ELP-RJ
-15h30 às 17h – Bioética e corpo
Alexandre Costa (Médico; Filósofo; Professor de Bioética da UFRJ; Coordenador Geral do Programa de Pós Graduação em Associação em Bioetica, Ética Aplicada e Saúde Coletiva (FIOCRUZ, UERJ, UFRJ e UFF))
Gabriel Graça de Oliveira (Médico, Psiquiatra e psicoterapeuta; Professor de Psiquiatria e Psicologia Médica da UnB)
Debatedores:
Wadson Damasceno – Psicanalista; Membro da ELP-Brasília; Mestre em Psicologia Clínica e Cultural pela UNB.
Maria Teresa Saraiva Melloni – Psicanalista; Membro da ELP-RJ; Mestre em Ciências da Saúde COC/Fiocruz; Profª titular de Fundamentos em Psicanálise (1990/2010 – IBMRJ); Autora dos livros A Perda d’Ele em Mim: um trabalho de luto e Rio de Janeiro: uma psicanálise possível)
-17h às 18h30 – Linguagens e presença digital
Berna Reale (artista visual e perita criminal)
Calu Coelho (músico: arranjador, cantor e instrumentista, musicoterapeuta (especialista e mestre, já tendo trabalhado com crianças, idosas, pessoas refugiadas, dentre outras) e professor de música (Colégio Pedro II). Natural do Rio de Janeiro, tem 28 anos e se identifica como transmasculino não binário)
Debatedores:
Márcia Cirigliano – Psicanalista; Membro da ELP-RJ; Profª dos programas de graduação e pós em Musicoterapia no CBM-UNICBE e Doutora em Estudos de Linguagem – UFF-RJ.
Helena de Castro Affonso – Psicanalista; Membro da ELP-RJ
25/09, sábado:
14h às 15h30 – Gêneros na Contemporaneidade
Élle de Bernardini (Vive e trabalha em São Paulo. Formada em ballet clássico pela Royal Academy of Dance de Londres. Mulher transexual com uma produção permeada por sua biografia)
Guilherme Altmayer (bicha (sic), ativista, pesquisador e professor adjunto da Escola Superior de Desenho Industrial da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. É doutor e mestre pelo Departamento de Arte e Design da PUC-Rio, membro da Red Conceptualismos del Sur e desenvolve a plataforma tropicuir.org para memórias e histórias sexo e gênero dissidentes).
Debatedores:
Abílio Ribeiro Alves – Psicanalista, Membro da ELP-RJ; autor do romance Siboney
Teresa Palazzo Nazar – Médica, Psicanalista; Membro da ELP-RJ; autora dos Livros O Sujeito e Seu texto e Você tem fome de quê
-15h30 às 17h – Sexualidade na infância e adolescência
Ronaldo Trindade (Historiador, Mestre em História Social (Unicamp) e Doutor em Antropologia Social (USP); Professor do Instituto Paulista de Sexualidade (INPASEX); Proprietário/palestrante na empresa Trindade Cursos Livres. Autor dos livros: De dores e de amores: (Re)Construções da homossexualidade paulistana (Anablume, 2018), Diversidade em perspectiva, em parceria com o prof. Carlos Alberto Amorin Caldas (UFPA, 2020) e outros.
Alexandre Saadeh (Psiquiatra, psicodramatista, médico supervisor e assistente no IPq-HCFMUSP, coordenador do AMTIGOS, professor doutor na PUC-SP, professor colaborador no Departamento de Psiquiatria da FMUSP)
Debatedores:
Darlene Gaudio Angelo Tronquoy – Psicanalista; Membro da ELP de Vitória e Doutora em Literatura (UFES)
Emília Lobato Lucindo – Psicanalista; Membro da ELP-RJ
Cecília Brêtas – Psicanalista, Membro da ELP-RJ
-17h às 18h30 – Masculinidade, machismo e patriarcado –
Charles Cosac (Editor de arte desde 1996. Atualmente trabalha em sua primeira publicação: um livro sobre Maria Martins).
Karla Tenório (mãe, atriz, yogini. Em 2020 criou o solo autobiográfico teatral online Mãe Arrependida, a fim de trazer a tona a falência da estrutura patriarcal sobre a maternidade. Em 2021 criou o movimento de mesmo nome promovendo o desabafo horizontal, radicalizando na verdade, inclusão e autorresponsabilidade).
Debatedores:
Ana Paula Gomes – Psicanalista; Membro da ELP-RJ; Mestre em Teoria Psicanalítica – UFRJ
Sérgio Prestes – Psicanalista, Membro da ELP-RJ e Doutor em Psicologia pela UFRJ