Quanto custa essa Escola?

Por Teresa Melloni

Essa curiosa indagação, presente nos primeiros passos de muitos que caminham na direção da formação numa Escola de Psicanálise, apontam para a riqueza do repertório de questões que envolvem o tema: o que é a formação de um psicanalista?

Comecemos pela questão do desejo e sua satisfação. Haverá para o falante, um objeto que garanta a satisfação do desejo? Freud diz que não! Que o movimento pulsional é constante, incessante, que se expressa sob forma de demanda, através das formações do inconsciente, cujo limite é a morte.

Por ser uma dívida simbólica, não tem preço, há que se pagar sempre, de alguma maneira. Por isso, é caro, custa o Apreço de cada um, não pela Escola, mas pela causa que o move na direção do desejo.

Diferentemente das Sociedades, centralizadas sob um comando da IPA – International Psychoanalysis Association – que se instituíam sob um modelo de funcionamento para uma formação de analista padrão, Lacan preferiu nomear de Escola, no sentido platônico, o lugar simbólico de transmissão e circulação dos significantes legados a nós, por Freud.

A Escola “deve garantir a relação do analista com a formação que ela dispensa”, (Lacan, Proposição de 9 de outubro de 1967, 2003) disse Lacan, apontando a impossibilidade de qualquer garantia prévia; assim como Freud indicou a impossibilidade do psicanalisar (Freud, Análise terminável e interminável, 1937/2006), ambos apontando para a falta de objeto, a incompletude do sujeito, marcas da castração que a linguagem impõe ao humano.

Nesse sentido, A Escola é o que cada um fará dela, dentro dos dispositivos, das atividades e da programação oferecidos e das relações de transferência de trabalho que cada um puder estabelecer entre seus pares.

A formação de um analista se dá principalmente na sua análise pessoal, juntamente com a supervisão e os textos teóricos, basicamente, mas não só, de Freud e Lacan.

Ocupando no Diretório da Escola Lacaniana de Psicanálise-RJ, o lugar chamado de Garantia, nos propomos a funcionar como espaço de interlocução para discutir as questões que certamente surgirão no percurso de cada candidato.