Notícias

Ciranda de Psicanálise e Arte 2021

Programação XVII Ciranda de Psicanálise e Arte: Sexualidade e Gêneros (Reflexões sobre o humano)

 

24/09, sexta-feira:

-13h45 às 14h – Abertura do evento

-14h às 15h30 - Feminilidade, feminismo e maternidade

Fernanda Magalhães (Artista, Fotógrafa, Performer e Professora aposentada de Artes na Universidade Estadual de Londrina (1991-2020). Pós-doutora pelo LUME – Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais da Unicamp (2016) e Doutora em Artes pela UNICAMP (2008). Recebeu o VIII Prêmio Marc Ferrez de Fotografia 1995 Minc/Funarte pelo Projeto “A Representação da Mulher Gorda Nua na Fotografia”. Autora de diversos livros).

Alessandra Colassanti (atriz, roteirista, diretora,  ex-estilista, vencedora do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, acordou mãe depois dos 40 e viu o Sol nascer dentro de si).

Debatedores:

Flávia Chiapetta - Psicanalista, Membro da ELP-RJ, Doutora em Teoria Psicanalítica, autora do livro O lugar do analista na direção do tratamento com autistas.

Renata Amato - Roteirista; Psicanalista Membro da ELP-RJ

 

-15h30 às 17h - Bioética e corpo

Alexandre Costa (Médico; Filósofo; Professor de Bioética da UFRJ; Coordenador Geral do Programa de Pós Graduação em Associação em Bioetica, Ética Aplicada e Saúde Coletiva (FIOCRUZ, UERJ, UFRJ e UFF))

Gabriel Graça de Oliveira (Médico, Psiquiatra e psicoterapeuta; Professor de Psiquiatria e Psicologia Médica da UnB)

Debatedores:

Wadson Damasceno - Psicanalista; Membro da ELP-Brasília; Mestre em Psicologia Clínica e Cultural pela UNB.

Maria Teresa Saraiva Melloni - Psicanalista; Membro da ELP-RJ; Mestre em Ciências da Saúde COC/Fiocruz; Profª titular de Fundamentos em Psicanálise (1990/2010 – IBMRJ); Autora dos livros A Perda d’Ele em Mim: um trabalho de luto e Rio de Janeiro: uma psicanálise possível)

 

 

-17h às 18h30 - Linguagens e presença digital

Berna Reale (artista visual e perita criminal)

Calu Coelho (músico: arranjador, cantor e instrumentista, musicoterapeuta (especialista e mestre, já tendo trabalhado com crianças, idosas, pessoas refugiadas, dentre outras) e professor de música (Colégio Pedro II). Natural do Rio de Janeiro, tem 28 anos e se identifica como transmasculino não binário)

Debatedores:

Márcia Cirigliano - Psicanalista; Membro da ELP-RJ; Profª dos programas de graduação e pós em Musicoterapia no CBM-UNICBE e Doutora em Estudos de Linguagem - UFF-RJ.

Helena de Castro Affonso - Psicanalista; Membro da ELP-RJ

 

25/09, sábado:

14h às 15h30 - Gêneros na Contemporaneidade

Élle de Bernardini (Vive e trabalha em São Paulo. Formada em ballet clássico pela Royal Academy of Dance de Londres. Mulher transexual com uma produção permeada por sua biografia)

Guilherme Altmayer (bicha (sic), ativista, pesquisador e professor adjunto da Escola Superior de Desenho Industrial da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. É doutor e mestre pelo Departamento de Arte e Design da PUC-Rio, membro da Red Conceptualismos del Sur e desenvolve a plataforma tropicuir.org para memórias e histórias sexo e gênero dissidentes).

Debatedores:

Abílio Ribeiro Alves - Psicanalista, Membro da ELP-RJ; autor do romance Siboney

Teresa Palazzo Nazar - Médica, Psicanalista; Membro da ELP-RJ; autora dos Livros O Sujeito e Seu texto e Você tem fome de quê

 

-15h30 às 17h - Sexualidade na infância e adolescência

Ronaldo Trindade (Historiador, Mestre em História Social (Unicamp) e Doutor em Antropologia Social (USP); Professor do Instituto Paulista de Sexualidade (INPASEX); Proprietário/palestrante na empresa Trindade Cursos Livres. Autor dos livros: De dores e de amores: (Re)Construções da homossexualidade paulistana (Anablume, 2018), Diversidade em perspectiva, em parceria com o prof. Carlos Alberto Amorin Caldas (UFPA, 2020) e outros.

Alexandre Saadeh (Psiquiatra, psicodramatista, médico supervisor e assistente no IPq-HCFMUSP, coordenador do AMTIGOS, professor doutor na PUC-SP, professor colaborador no Departamento de Psiquiatria da FMUSP)

Debatedores:

Darlene Gaudio Angelo Tronquoy - Psicanalista; Membro da ELP de Vitória e Doutora em Literatura (UFES)

Emília Lobato Lucindo - Psicanalista; Membro da ELP-RJ

Cecília Brêtas - Psicanalista, Membro da ELP-RJ

 

-17h às 18h30 -  Masculinidade, machismo e patriarcado –

Charles Cosac (Editor de arte desde 1996. Atualmente trabalha em sua primeira publicação: um livro sobre Maria Martins).

Karla Tenório (mãe, atriz, yogini. Em 2020 criou o solo autobiográfico teatral online Mãe Arrependida, a fim de trazer a tona a falência da estrutura patriarcal sobre a maternidade. Em 2021 criou o movimento de mesmo nome promovendo o desabafo horizontal, radicalizando na verdade, inclusão e autorresponsabilidade).

Debatedores:

Ana Paula Gomes – Psicanalista; Membro da ELP-RJ; Mestre em Teoria Psicanalítica – UFRJ

Sérgio Prestes - Psicanalista, Membro da ELP-RJ e Doutor em Psicologia pela UFRJ

Compartilhe nas mídias sociais:

Notícias

Ver todas as notícias
ESCOLA LACANIANA DE PSICANÁLISE - RJ

21 2294-9336
Av. Ataulfo de Paiva, 255 / 206
Leblon - Rio de Janeiro, RJ
CEP.: 22440-032

escola-lacaniana-marca-branca
i9W