Conexões em Psicanálise – Psicanálise e Pesquisa: A Função Paterna

Calcular Frete
Forma de Envio Custo Estimado Entrega Estimada
Categoria:

Esta série, Psicanálise e conexões, destina-se a apresentar os efeitos da interdisciplinaridade entre o discurso psicanalítico e os outros discursos.
Apresentação da Série Psicanálise e conexões

Volume 1

Psicanálise e pesquisa: a função paterna
Organizadora: Teresa Palazzo Nazar

Esta série, Psicanálise e conexões, destina-se a apresentar os efeitos da interdisciplinaridade entre o discurso psicanalítico e os outros discursos.
O campo de pesquisas é, para a psicanálise, a clínica em intensão e extensão. Chamamos de psicanálise em intensão aquela que se dá no percurso de uma análise e psicanálise em extensão, o que diz respeito aos efeitos da análise pessoal no laço entre os analistas e no destes com o social e outros campos de saber.
É preciso dizer qual a função da pesquisa numa escola lacaniana de psicanálise: ela faz parte da formação de cada psicanalista, uma vez que, através de seus efeitos, produz-se nele um questionamento sobre o que é sua experiência de discurso.
Apesar das dificuldades inerentes à sustentação de uma interface entre campos de saber distintos e em função dos limites impostos por cada discurso, um grupo de psicanalistas da Escola Lacaniana de Psicanálise (ELP) decidiu lançar-se em uma experiência de escuta, para-além da realizada no privado de seus consultórios, na direção do que podemos nomear de clínica geral.

Sob o modo de cartel, órgão de base de uma escola de psicanálise, dividiu-se o grupo para evitar os efeitos imaginários de colamento e estagnação, sempre presentes nos grupos, privilegiando um trabalho mais eficaz na elaboração e transmissão da experiência.
Cada livro da série guarda uma forma particular de lidar com os enunciados e enunciações. Deste modo, pretende-se apontar para a singularidade de cada fala, visando evidenciar a autoria em questão.

Os escritos de cada texto privilegiam o que pôde ser elaborado em cada experiência, a partir da escuta dos significantes que permeiam o campo pesquisado. Portanto, os relatos recolhidos nos livros da série não são, necessariamente, citações rigorosas dos entrevistados, mas um trabalho laborioso de tessitura na composição de uma tela, no qual a cena emoldurada possa ser vista por qualquer um e as conclusões sejam obtidas a partir da leitura realizada com os significantes de cada um.
Optamos por um modo de escrita no qual a autoria constitui-se a partir da leitura de textos teóricos e demais materiais de pesquisas realizadas pelos cartéis envolvidos. Para tal, tomamos como exemplo os livros de Scilicet, ainda inéditos em português, nos quais este modo de transmissão do saber psicanalítico privilegia a experiência do conjunto dos analistas-autores-de-textos, fundando-se sobre o princípio do texto não assinado. Afirma Lacan na introdução de Scilicet: “[…] pelo menos para qualquer um que contribuirá com um artigo como psicanalista”. Por não se tratar de anonimato, ao conjunto destas publicações da Série Psicanálise e Pesquisa segue-se a lista dos analistas que deram a sua contribuição, pondo à prova a transmissão em psicanálise, ao privilegiar a elaboração teórica como produto de um ensino, o lacaniano.
O recolhimento e tessitura dos vários ditos constituem uma trama, onde o que importa é a topologia estrutural de um texto alinhavado para transmitir o não-senso real da experiência com o inconsciente.

A Escola Lacaniana de Psicanálise (ELP) torna-se assim a única assinatura: o privilégio a uma produção coletiva aposta que esta seja o testemunho de um ensino da Psicanálise.

Sumário:

I – Do amor ao pai à interrogação sobre o desejo e o gozo na contemporaneidade

II – Vicissitudes da função paterna na contemporaneidade

II.1 – A função paterna e a ordem social
II.2 – Famílias contemporâneas: qual será o código?
II.3 – Pai hipermoderno

III – Por uma adoção

III.1 – Desejo de um filho: o que é um pai?O que quer uma mulher?
III.2 – Função paterna e adoção
III.3 – Anjo, pai