NOTA DE SOLIDARIEDADE E PESAR

A Escola Lacaniana de Psicanálise – RJ vem através desta comunicação transmitir sua solidariedade aos milhares de familiares que perderam seus entes queridos em função da pandemia da Covid-19, que assola o país. O luto é um trabalho difícil, que requer tempo, elaboração e, acima de tudo, respeito a essa dor que toca um impossível de dizer.

Frente a este lastimável cenário, repudiamos as políticas federais de saúde, que não contemplam um plano eficaz de vacinação em massa da população, e ainda desestruturam a prática de cuidados básicos e fundamentais, que visam a evitar a propagação do vírus. Está em curso no país o menosprezo à letalidade da doença, e o estímulo por parte das autoridades à desobediência à lei, representado pelo não cumprimento dos protocolos de segurança necessários para conter o avanço da contaminação.

A pulsão de morte, em sua vontade de gozo, não leva em consideração o limite que é a vida, tanto a do próprio sujeito,  quanto a do seu próximo. No processo civilizatório e de humanização trata-se de simbolizar o máximo possível o ódio e a destruição, existentes por estrutura. O atual governo federal segue na contramão dos referidos processos, fomentando, mais ainda, a angústia e o sofrimento, já inevitáveis pelas perdas advindas da pandemia.