ÚLTIMOS DIAS para se inscrever na Jornada Clínica “O Corpo E Seus Destinos”

A Jornada começa na próxima sexta (10/06) e hoje, 06/06, é o último dia com valor promocional da taxa de Inscrição: R$ 120,00! A partir de amanhã, até o final da Jornada, o valor – se ainda houver vagas – para participar do evento é R$ 150,00.

Confira todas as informações sobre o evento!

IV JORNADA DA ELP-RJ – “O Corpo e seus destinos”

Dias 10 e 11 de junho de 2022   |    100% online – Via Zoom

Inscrições: secretaria@escolalacaniana.com.br

Preencha o Formulário: Ficha de inscrição Jornada Clínica 2022

Preço e Forma de pagamento:

Até 06/06:  R$ 120,00

De 04/06 a 11/06: R$ 150,00

Você pode pagar sua inscrição por PIX (chave: CNPJ – 30124283000144) ou por transfrência/ depósito bancário. Parar finalizar sua inscrição, depois de completar e enviar o formulário online acima, mande seu comprovante de inscrição para nós por whatsapp (21-981620713) ou email (secretaria@escolalacaniana.com.br).

Dados bancários: Banco Itaú

Ag: 0413     |     C/c: 48.162-3

CNPJ: 30.124.283/0001-44 – Escola Lacaniana de Psicanálise

LEIA MAIS SOBRE A JORNADA DE 2022 AQUI

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

Sexta, 10 de junho de 2022:

13:45 às 14:00 – Abertura do evento com Ana Paula Gomes e Sérgio Prestes (Comissão Organizadora)

14:00 às 15:30 – A Recusa E A Mortificação do Corpo Nas Neuroses

• Abílio Ribeiro Alves (Psicanalista, Membro da ELP-RJ; autor do romance Siboney) – “O CORPO SEM ALMA”
  • Fernanda Pimentel – (Psicanalista. Doutorado em Pesquisa e Clínica em Psicanálise pela UERJ. Coordenadora e docente do curso de Pós-Graduação em Transtornos Alimentares, Psicanálise e Cultura do Instituto ESPE e de outras pós-graduações no RJ e PR.) – “ANOREXIAS E AS NOVAS FORMAS DE SINTOMA NA ESTRUTURA HISTÉRICA”
  • Sérgio Prestes (Psicanalista, Membro da ELP-RJ e Doutor em Psicologia pela UFRJ) – “ENLACE E DESENLACE DOS CORPOS NAS OBSESSÕES”

15:30 às 17:00 – A Anatomia Não É O Destino: A Perda Do Ser Sexuado.

• Ana Paula Gomes (Psicanalista; Membro da ELP-RJ; Mestre em Teoria Psicanalítica – UFRJ – “I’VE GOT YOU UNDER MY SKIN – UMA QUESTÃO DE PELE”
  • Carolina Libreros (Participante da Escola Lacaniana de Psicanálise de Vitória; Mestre em psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo). – “SON-ATADAS – ENTRE MULHERES, MÃES E FILHAS”
  • Roberta Peixoto Manozzo (Membro da Maiêutica Florianópolis – Instituição Psicanalítica) – “FEMININO, QUE SUJEITO ELE HABITA?”

17:00 às 18:30 – O Corpo No Real, Simbólico E Imaginário

• Renata Conde Vescovi (Psicanalista; Membro da ELP de Vitória; Professora convidada da FDV)- “AS DERIVAS IDENTITÁRIAS E OS EFEITOS NO CORPO”
  • Raquel Fabris Moscon (Psicanalista; Membro da ELP de Vitória, Mestre em Psicologia Institucional (UFES); Diretora da Clínica Via Régia Saúde Mental e Psicossocial (Vitória/ES)).- “A IMAGEM ANTECIPADA E AS PERTURBAÇÕES NO ESPELHO”
  • Ana Elisa Maia Teixeira (Psicanalista; Membro da ELP-RJ) – “O REAL É DO TAMANHO DE UM FURINHO”

Sábado, 11 de junho de 2022:

9:00 às 10:30 – O Corpo Na Infância E Na Encruzilhada Da Adolescência

• Ana Luísa Saleme Colnago (Psicanalista, Membro da ELP-RJ; Mestre em Psicologia/UFF-RJ.) – “VIGIAR E PROTEGER: O EXCESSO DOS PAIS NO CONTROLE DOS CORPOS DE SEUS FILHOS”
  • Cláudia Pretti (Psicanalista; Membro da ELP de Vitória)- “O CORPO QUE FALA – O LUGAR DA CRIANÇA NOS LITIGIOS PARENTAIS”
  • Renata Amato (Roteirista; Psicanalista; Membro da ELP-RJ). – “TATUAR PARA NÃO SIMBOLIZAR”

10:30 às 12:00– O Sintoma Como Acontecimento De Corpo.

• Luciana Salum (Psicanalista; Doutora pela Usp, Membro da Apola- abertura para outro Lacan; Pesquisadora do Latesfip-Cerrado; Autora do livro “Fragmentos. Sobre O Que Se Escreve de Uma Psicanálise” (finalista do Prêmio Jabuti- 2017)). – “UMA HIPÓTESE SOBRE A NOÇÃO DE CORPO”
  • Rita Mendonça (Psicanalista, Professora e Coordenadora Científica do SEPAI – Clínica e Pós-Graduação em Psicanálise e Membro do seu Colegiado Acadêmico). – “O CORPO A-COM TECE: A LÓGICA DA CONTINGÊNCIA E O DIREITO AO SINTHOMA”
  • Marinela Marques Porto (Psicanalista; Membro da ELP-RJ; Mestre em Psicologia Clínica – PUC-Rio; Doutoranda em Psicologia Clínica – PUC-Rio)- “O SINTOMA ANALÍTICO, SUAS VERTENTES E SEUS DESTINOS”

12:00 às 13:30 – Almoço

13:30 às 15:00 – O Corpo Em Cena

• Nathalia Figueira (Psicanalista; Membro da ELP-RJ) – “DO SONO AO DESPERTAR: E OS SONHOS?”
  • Renata Dias Lima (Psicanalista; Membro da ELP-RJ; Doutora em Psicanálise, Saúde e Sociedade UVA-RJ) – “QUE O CORPO SE FAÇA OUVIR”
  • Maria Teresa Saraiva Melloni (Psicanalista; Membro da ELP-RJ; Mestre em Ciências da Saúde COC/Fiocruz; Profª titular de Fundamentos em Psicanálise (1990/2010 – IBMR-RJ) – “O CORPO DO PSICANALISTA”

15:00 às 16:30 – O Corpo Errante Nas Psicoses

• Flávia Chiapetta (Psicanalista; Membro da ELP-RJ; Doutora em Teoria Psicanalítica – UFRJ; Autora do livro O Lugar do Analista Na Direção Do Tratamento Com Autistas).– “O FRACASSO NA CONSTITUIÇÃO CORPORAL”