ELP-RJ GANHA NOVA MARCA E LINGUAGEM GRÁFICA

Um “P” de Psicanálise – essa é a nova marca da escola Lacaniana de Psicanálise do Rio de Janeiro.

Depois de quase oito meses funcionando 100% online, após mais de 30 anos de sua fundação, a #ELP_RJ tem uma nova identificação – identidade visual e logomarca novas, criadas pelo designer Ricardo Saint-Clair, a partir de um mergulho no universo psicanalítico e lacaniano, seguido por outro, nos fundamentos da Linguística e da Topologia.

Quase no fim desse ano inédito e imprevisível, a partir de três décadas de trabalho com o ensino, a formação e a transmissão de Freud e Lacan, precisamos “nos inscrever de uma nova forma, com uma nova roupagem, uma nova cara”, comenta Sérgio Prestes, Diretor da Escola, que, junto à colega e Secretária de Publicação da ELP-RJ, Renata Amato, deu corpo à iniciativa de repensar a Comunicação e, especialmente, a marca da Escola. “Ter esse “P” como marca, como inscrição, não apenas imaginária, mas também simbólica, tem uma força grande. Somos uma instituição – e uma instituição focada na transmissão psicanalítica. Essa nova marca representa bem isso.”, continua o psicanalista.

“P” como um Objeto Topológico

“Mas a nova marca não é um ‘P´ comum. Ele é borromeano, como uma imagem, uma representação do inconsciente, com a questão do dentro e o fora, sem uma divisão marcada, com essa forma contínua”, analisa Sergio Prestes.

A continuidade sem limites, a troca constante, o limite sem fronteiras da “Banda de Moebius” – que identificava a Escola Lacaniana anteriormente – levaram Saint Clair a tomar a Letra “P” como um Objeto Topológico. Novamente, o “P” de Psicanálise. Uma letra que já deixa sua marca.

Ricardo Saint-Clair é fundador da Dialogo Design, Mestre em Communication Design pela Saint Martin em Londres e Doutor em Design pelo Politécnico de Milão. Premiado três vezes em Cannes, ele tem um produto selecionado pela Moma Store NY.

Letra e Linguagem

Toda a paleta de verdes, a escolha da tipologia, os volumes e as nuances, o movimento e a profundidade que marcam esse “P” remetem a conceitos, fundamentos, questões da Psicanálise, de Freud, de Lacan. A Estrutura do Sujeito, o Ir e Vir, o Dentro e o Fora, o Vazio, a Falta, o Corte, A Borda permearam modelos matemáticos, como o da “Sequência Fibonatti”, com suas proporções exatas.

Uma marca que é letra e linguagem. “Linguística, Estruturalismo, Lógica e Topologia”, pinçados pelo designer para construir uma linguagem gráfica, que sustente e dê contorno a conceitos e conteúdos em múltiplas plataformas. Que identifique e inscreva a ELP-RJ também nesse novo locus do mundo digital.

“A nova marca da Escola Lacaniana nos convoca à decifração, nos captura e nos transfere aos caminhos do inconsciente, onde podemos receber aqueles que têm a Psicanálise como causa”, resume a psicanalista e membro da ELP, Ana Paula Gomes, que também participou da etapa de aprovação da nova marca.