Programação Jornada Clínica: Os tempos de uma análise

Sexta-feira, 31 de maio

9:30/ 11:00 – Intervenções no tempo da infância
Cláudia Pretti V. Pellegrini – Psicanalista; Membro da ELP de Vitória
Lícia Carvalho Marques – Psicanalista; Membro da ELP-RJ; Mestre em Psicologia Clínica – PUC Rio e Psicóloga do TJRJ
Shirley D`Ávila – Psicanalista; Membro da ELP-RJ
Debatedor: Helena de Castro Affonso – Psicanalista; Membro da ELP-RJ

11:00/12:30 – A urgência dos diagnósticos
Andréa Pires – Psicanalista; Membro da ELP-RJ
Simone Delgado – Psicanalista; Membro da ELP-RJ; Coordenadora Técnica do CAPS AD Mané Garrinha SMS-RJ
José Mário Simil Cordeiro – Psicanalista; Membro da ELP de Brasília.
Debatedor: Caroline Fabrício – Psicanalista; Membro da ELP-RJ.

12:30/14:00 – Almoço

14:00/15:30 – A não regulamentação da psicanálise
Sonia Alberti – A.M.E. da Escola de Psicanálise dos Fóruns do Campo Lacaniano. Professora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Pesquisadora do CNPq.
Mariana Mayerhoffer – Psicanalista membro do Laço Analítico Escola de Psicanálise. Musicoterapeuta da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro. Doutora em Pesquisa e Clínica em Psicanálise (Uerj)
Patrick Werner dos Anjos – Membro associado do Corpo Freudiano Escola de Psicanálise, mestre em psicanálise pela UERJ.
Debatedor: Ana Luisa Colnago – Psicanalista, Membro da ELP-RJ ; Mestre em Psicologia pela UFF-RJ.

15:30/17:00 – A entrada em análise

Marinela Marques Porto – Psicanalista; Membro ELP-RJ e mestre em Psicologia Clínica – PUC-Rio.
Nathalia Figueira – Psicanalista; Membro da ELP-RJ
Maurício Maliska – Psicanalista; Membro de Maiêutica Florianópolis – Instituição Psicanalítica; Doutor em Linguística e em Psicologia pela UFSC, líder do Grupo de Pesquisa Psicanálise e Linguagem; professor de psicanálise na Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul).
Debatedor: Renata Amato – Roteirista; Psicanalista; Membro da ELP-RJ

17:00/18:30 – Os (des)caminhos do amor

Ana Benjó – Psicanalista; Membro da ELP-RJ.
Ana Paula Gomes – Psicanalista; Membro da ELP-RJ; Mestre em Teoria Psicanalítica – UFRJ
Flávia Chiapetta – Psicanalista; Membro da ELP-RJ; Doutora em Teoria Psicanalítica – UFRJ; Autora do livro o lugar do psicanalista na direção do tratamento com autistas
Debatedor: Wadson Damasceno – Psicanalista; Membro da ELP de Brasília e Mestre em Psicologia Clínica e Cultural pela UNB

Sábado – 1 de junho

9:30/11:00 – O tempo de uma formação: tornar-se analista
José Nazar – Médico Psiquiatra e Psicanalista. Membro da ELP-Vitória, ELP-RJ e ELP-Brasília. Membro da Associação Brasileira de Psiquiatria. Especialização e Mestrado Instituto de Psiquiatria da UFRJ, Editor chefe da Editora Cia de Freud.
Robson Pereira de Freitas – Psicanalista; Membro da Associação Psicanalítica de Porto Alegre – APPOA.
Coordenação: Sérgio Prestes – Psicanalista, Membro da ELP-RJ e Doutor em Psicologia pela UFRJ

11:00/12:30 – A antecipação histérica e a procrastinação obsessiva
Fernando Baron – Psicanalista; Membro da ELP-RJ
Luciano Elia – Psicanalista; Membro do Laço Analítico Escola de Psicanálise; Professor titular de Psicanálise do IP/UERJ
Debatedor: Yumnah Zein Costa Prado – Psicanalista; Membro da ELP-RJ

12:30/14:00 – Almoço

14:00/15:30 – O adolescente entre passado e futuro
Darlene Vianna Gaudio Angelo Tronquoy – Psicanalista; Membro da ELP de Vitória ; Doutora em Literatura – UFES; professora da “Católica de Vitória-Centro Universitário’; organizadora do livro “Adolescência, violência e a lei” (Cia de Freud,2007)
Teresa Palazzo Nazar – Médica, Psicanalista; Membro da ELP-RJ; autora dos Livros O Sujeito e Seu texto e Você tem fome de quê?
Luiz Alberto Pinheiro de Freitas – (Psicanalista, Pós-doutorado em Ciência da literatura – UFRJ. Autor de: Freud e Machado de Assis (Mauad, 2001); Adolescência, família e drogas (Mauad, 2002) e co-autor de: Cidade de Deus (FGV, 2017).
Debatedor: Plínio Leite Jr. – Psicanalista; Membro da ELP-RJ.

15:30/17:00 – Momento de concluir
Abílio Ribeiro Alves – Psicanalista; Membro da ELP-RJ
Ruth Ferreira Bastos – Psicanalista; Membro da ELP de Vitória
Marcelia Marino Schneider Côgo – Psicanalista Membro da ELP de Vitória
Debatedor: Renata Dias Lima – Psicanalista; Membro da ELP-RJ

17:00/18:30 – Tempo de prescindir do pai na condição de se servir dele
Angela Cassol – Psicanalista; Membro da ELP de Vitória
Andrea Matheus Tavares – Psicanalista; Membro da ELP-RJ
Maria Teresa Saraiva Melloni – Psicanalista; Membro da ELP-RJ; Mestre em Ciências da Saúde COC/Fiocruz; Profª titular de Fundamentos em Psicanálise (1990/2010 – IBMR); Autora dos livros A Perda d’Ele em Mim: um trabalho de luto e Rio de Janeiro: uma psicanálise possível.
Debatedor: Emília Lobato Lucindo – Psicanalista; Membro da ELP-RJ

PUC-RJ- Auditório José de Anchieta- Rua Padre Leonel Franca, Gávea.Ficha de inscrição Jornada Clínica 2019