Escola Lacaniana

(21) 2294-9336

Vídeos da XIII Ciranda de Psicanálise e Arte

Seguem os links para quem não pôde assistir, ou quem quiser rever momentos únicos da XIII Ciranda de Psicanálise e Arte, realizada nos dias 23, 24 e 25 de setembro de 2016, no Museu de Arte do Rio-MAR:

(23/09) Sexta-feira:

Mesa Redonda: “ Instante de ver, tempo para compreender, momento de concluir”: https://www.youtube.com/watch?v=1jjdG1J-IzE
Agostinho Ramalho Marques Neto – Psicanalista; Membro da ELP-RJ; Professor universitário nas áreas da Filosofia do Direito e Filosofia Política; Membro Fundador do Núcleo de Direito e Psicanálise da UFPR. – OS SONHOS E O TEMPO PRESENTE.
Luiz Alberto Pinheiro de Freitas – Psicanalista; Membro da ELP-RJ, Pós-Doutorado em Ciência da Literatura – UFRJ; Doutor em Psicologia Clínica – PUC-RJ; Psicanalista; Autor de Freud e Machado de Assis; Membro da ELP-RJ. – O AMOR CORTÊS.
Debatedor: Lícia Carvalho Marques – Psicanalista; Membro da ELP-RJ; Mestre em Psicologia Clínica – PUC Rio e Psicóloga do TJRJ.

Fórum de Debates: “O homem: poesia, palavra, ato”: https://www.youtube.com/watch?v=yb9dHtzRBOg

José Castello: Escritor; Autor de “Ribamar”, Bertrand Brasil, 2010, prêmio Jabuti “romance do ano” em 2011; Crítico Literário; Mestre em Comunicação pela UFRJ.
Lucas Paraizo – Roteirista de Cinema e TV; Formado em jornalismo pela PUC-Rio e em roteiro pela EICTV (Escuela Internacional de Cine y Televisión de Cuba); Na Rede Globo escreveu as séries A Teia, O Caçador e O Rebu.
Teresa Palazzo Nazar – Psicanalista; Membro da ELP-RJ; autora dos Livros O Sujeito e Seu texto e Você tem fome de quê?- AS HORAS, OS ANOS, O TEMPO: PERCEPÇÃO E MEMÓRIA EM VIRGINIA WOOLF.
Debatedor: Ana Benjó – Psicanalista; Membro da ELP-RJ.

Mesa redonda: “ O que se diz, o que se escreve…”: https://www.youtube.com/watch?v=f8HbCuoqseM
Ana Paula Gomes – Psicanalista; Membro da ELP-RJ; Mestre em Teoria Psicanalítica – UFRJ. – O TEMPO PASSA NAS DORES E CORES DE ALMODÓVAR.
Maria Cecília Brêtas – Psicanalista; Membro da ELP-RJ. – TENNESSEE É BLANCHE?
Octavio Carrasco – Psicanalista; AME da Escuela Freudiana de Montevideo; Docente da Universidad de La República – UY – HAMLET: UN CASO CLÍNICO/ HAMLET: UM CASO CLÍNICO.
Debatedor: Vera Saleme Colnago – Psicanalista; Membro da ELP de Vitória e Coordenadora do Projeto Re-significar (ELP de Vitória e IASES – Instituto Sócio-educativo do ES).

Mesa Redonda: “ Mitos e ditos para um novo dizer”: https://www.youtube.com/watch?v=uZhKz8Ussxg
Elisabeth Bittencourt – Psicanalista e Escritora; Membro da ELP-RJ; Membro do Núcleo de Direito e Psicanálise do programa de pós-graduação em direito da Universidade Federal do Paraná. – O TEMPO FATIA A VIDA. A CEGUEIRA EM MIM.
Emília Lobato Lucindo – Psicanalista; Membro da ELP-RJ. – DO TEMPO QUE PASSA E DO MITO QUE PERMANECE.
Júlio Diniz – Professor da PUC-Rio; Crítico; Ensaísta; Pesquisador 1 do CNPq e Decano do Centro de Teologia e Ciências Humanas  (CTCH) da PUC-Rio.  – ESCRITA DE SI, ESCRITA DE NÓS.
Debatedor: Alba Escalante – Psicanalista; Membro da Escola da ELP-Brasília; Profª da UNB.
Fórum de Debates: “ Imagens instantâneas – formas contemporâneas” : https://www.youtube.com/watch?v=h-DwWPg4-mc
Angela Mascelani – Doutora em Antropologia pelo IFCS/ UFRJ. Curadora e diretora do Museu de Arte Popular Brasileira Casa do Pontal.
Joana César – Cursou filosofia, jornalismo, publicidade, cinema e Artes Visuais do Parque Lage. Artista de rua com escrita em código.
Debatedor: Ana Benjó – Psicanalista; Membro da ELP-RJ.

(24/09) Sábado:Mesa Redonda: “ O sujeito e seu tempo”: https://www.youtube.com/watch?v=u1TSv7cG0y8
Darlene Vianna Gaudio Tronquoy – Psicanalista; Membro da ELP de Vitória e Mestre em Literatura (UFES). – O INCONSCIENTE E O TEMPO
Maria Teresa Saraiva Melloni – Psicanalista; Membro da ELP-RJ; Mestre em Ciências da Saúde COC/Fiocruz; Profª titular de Fundamentos em Psicanálise (1990/2010 – IBMRJ); Autora dos livros A Perda d’Ele em Mim: um trabalho de luto e Rio de Janeiro: uma psicanálise possível – O TEMPO ESSE PASSANTE.
Luciana Pena Vila Lima de Menezes – Psicanalista; Membro da ELP de Vitória; Doutoranda em Estudos Literários (UFES) – CERVANTES APUD BORGES: “PRESCINDIR O REAL NA CONDIÇÃO DE SE SERVIR DELE”.
Debatedor: José Mario Simil – Psicanalista; Membro da ELP de Brasília.

Fórum de Debates:  “Representação, mostração e cena impossível” : https://www.youtube.com/watch?v=oRAALwi4-q4
Celina Sodré – Diretora do Studio Stanislavski e do Instituto do Ator; Doutora em Artes Cências e Profª de Direção Artística da UFF.
Guida Vianna – Atriz, Diretora e Professora de Teatro.
Thiago Lacerda – Ator.
Debatedor: Ruth Ferreira Bastos – Psicanalista, Membro da ELP de Vitória.Performance – “ Retrato do tempo”: https://www.youtube.com/watch?v=Ny8qdri8EJQ
Texto: Plínio Leite Jr. / Roteiro: Flávia Orlando / Direção: Celina Sodré / Atores: Conrado Nilo e Henrique Gusmão.
Mesa Redonda: “ Tempo e espaço na escrita” : https://www.youtube.com/watch?v=TSdVYja-Xfg
Beatriz Taber – Médica Psicanalista; Membro da Letra, Institución Psicanalítica – Buenos Aires, Argentina. – EL TIEMPO PASSA… EN LAS ARTES Y EL PSICOANÁLISIS… PASA?/ O TEMPO PASSA… NAS ARTES E NA PSICANÁLISE… PASSA?
Iole de Freitas – Artista Plástica. – IMAGINAÇÃO É A ARTE DE PENSAR COM OS OLHOS?
Marco Antonio Coutinho Jorge – Psicanalista; Diretor da Seção RJ do Corpo Freudiano Escola de Psicanálise.

Debatedor: Rosangela Jones Saraiva – Psicanalista; Membro da ELP de Brasília.

Mesa Redonda: “ Cinema, visualidades,  testemunho”: https://www.youtube.com/watch?v=qX4HZMXKRPg
Abílio Ribeiro Alves – Psicanalista, Membro da ELP-RJ; autor do romance Siboney – BLADE RUNNER: CINEMA, TEMPO E FANTASIA.
Flávia Chiapetta – Psicanalista, Membro da ELP-RJ; autora do livro O lugar do analista na direção do tratamento com autistas. – A IMAGEM QUE FALTA: TESTEMUNHO E TRANSMISSÃO.
Sergio Prestes – Psicanalista, Membro da ELP-RJ e Doutor em Psicologia pela UFRJ. – TESTEMUNHO, FICÇÃO E FRAGMENTOS.

Debatedor: Renata Conde Vescovi – Psicanalista; Membro da ELP de Vitória; Professora convidada da FDV(Faculdade de Direito de Vitoria) onde desenvolve seminário  semanal de Direito e Psicanálise.

(25/09) Domingo:

Mesa Redonda: “ O dizer do sujeito e sua música” : https://www.youtube.com/watch?v=SKtzaLnjIyE
Joanna D`Arc Barbosa Bastos – Psicanalista; Membro da ELP-RJ. – A LETRA DO TEMPO: A EVIDÊNCIA DA FOTOGRAFIA.
Marcia Cirigliano – Psicanalista; Membro da ELP-RJ e Doutora em Estudos de Linguagem (UFF-RJ)  – O TEMPO E O AUTOR-LEITOR DE SI MESMO: A MÚSICA EM RIBAMAR.

Debatedor: Fausto Antonio de Freitas – Psicanalista; Membro da ELP-RJ – ERA UMA VEZ…

Mesa Redonda: “ Escrever: civilizar no tempo” :  https://www.youtube.com/watch?v=F9YIKQMRb9k
Antônia Portela Magalhães – Psicanalista; Membro da Práxis Lacaniana/Formação em Escola. – REESCREVER A HISTÓRIA.
Liliane Brioschi – Psicanalista, Membro da ELP de Vitória. – TRAÇOS NO TEMPO.
Debatedor: Lizete Dickstein – Psicanalista; Membro da ELP-RJ.

Fórum de Debates:  “Shakespeare … 400 anos depois” : https://www.youtube.com/watch?v=JFPaIVRLKKw
Marlene Soares dos Santos – Pós-Doutorado em Literatura Inglesa (Universidade de Yale); Professora Emérita de Literatura Inglesa da UFRJ.
Fernanda Medeiros – Pós-Doutorado (UFRJ) com pesquisa corrente sobre o diálogo de ficcionistas brasileiros contemporâneos com a obra de William Shakespeare  e   Professora Associada da UERJ em Literatura Inglesa UERJ.
Leonardo Bérenger – Doutor em estudos Shakesperianos (UFRJ); Mestre e Especialista em Literaturas de Língua Inglesa (UERJ) Professor adjunto do Departamento de Letras da PUC-Rio.
Roberto Ferreira da Rocha – Doutor em Literatura Inglesa (UFSC); Professor Adjunto da UFRJ; Atua principalmente nos seguintes temas: teatro de língua inglesa, teatro elisabetano, teoria da performance e da adaptação.
Debatedor: Janaína Melo – Gerente de educação da Escola do Olhar – MAR

Leituras Dramáticas de Shakespeare – “Dramaturgia sem Literatura”: https://vimeo.com/185510955
Apresentação: Amir Haddad (Ator e Diretor Teatral)