Cineclube ELP-RJ

Há 12 anos a Ciranda de Psicanálise e Arte vem sustentando o diálogo entre dois campos distintos: a psicanálise e o universo das artes. A Ciranda tornou-se marca desta escola, assim como o trabalho de pesquisa em torno desta conexão tão rica quanto complexa. O artista está sempre a frente do analista, sabemos disso. O campo das artes nos instrui mas, também, sabe guardar seus mistérios. Temos trabalhado com o teatro, com as artes plásticas, com a música, canto, dança e as artes áudio — visuais. Inspirados por esse trabalho, estamos fundando um novo espaço, o Cineclube – ELP-RJ. Nosso foco será promover o debate sobre os mais diversos temas: sobre o ódio e outras paixões, sobre as perdas e o trabalho de luto, sobre a sexualidade e as perversões, sobre a dor de existir, sobre o fazer cinema, sobre o peso do sintoma que ganha leveza na criação sublimatória, sobre o olhar diferenciado do diretor de fotografia, sobre os diferentes estilos dos cineastas, sobre o cinema de autor, e muitos outros.

Nosso cineclube funcionará na última sexta-feira de cada mês de 18h às 21h. Haverá a exibição de filmes, tanto os atuais como os clássicos, que são atemporais, e convidaremos não só os psicanalistas, mas, também, os profissionais de cinema para participarem conosco dessas noites de sexta-feira.

Programação:

• 28/08 –Ninfomaníaca I de Lars Von Trier