Escola Lacaniana

(21) 2294-9336

Bistrô Literário

Os bistrôs são pequenos e despretensiosos bares ou restaurantes que servem pratos rápidos, mas sempre com algum atrativo ou sofisticação. Hoje, charmosos e aconchegantes, eles tornaram-se típicos na França a partir da Segunda Grande Guerra, pois, ao mesmo tempo, complementavam a renda do dono do estabelecimento e ofereciam refeições básicas ao público que as necessitavam em tempos austeros. 

Em que a literatura interessa à Psicanálise? O texto do autor revela a íntima relação do inconsciente com a superfície de sua escrita. Contudo, não prescinde da ação do leitor. O leitor é ativo e corajoso ao não recuar diante das feridas que sua leitura lhe acarreta. Assim, para aqueles que sofreram das feridas da leitura, como propõe José Castello, lhes oferecemos um simples e delicado prato composto de riscos, traços, letras e tecidos temperados pelos aromas e sabores do inconsciente. 

Assim, a literatura, desejo humano de registrar a ficção sobre a existência a partir de um toque estético, torna-se um alimento para a alma e até uma emergência, como decreta o poeta Mario Quintana: …” Quem faz um poema salva um afogado”. 

Avisamos que, como num tradicional bistrô, nosso menu sempre muda. 

Para abrir nosso Bistrô Literário temos o prazer de convidá-los para a apresentação de José Castello, nosso convidado na próxima quarta 06/04/2016 das 20:00 às 21:00 na Escola Lacaniana de Psicanálise – RJ.

Venham conferir! Por favor confirme presença.

bistroliterario (2)